Home » Vale Europeu

Vale Europeu

O Vale do Rio Itajaí-Açu foi colonizado por imigrantes europeus, principalmente os alemães, que fundaram Blumenau em 1850. No último quarto do século XIX, os italianos instalaram-se próximo às povoações germânicas já existentes. Os descendentes desses povos preservam os costumes dos antepassados na culinária, na arquitetura, no folclore, nas danças e nas festas. A natureza privilegiada da região propicia inúmeras opções de ecoturismo e turismo de aventura.

Blumenau – a maior cidade da região – e Pomerode – “a cidade mais alemã do Brasil” – são as melhores representantes da colonização germânica no Vale, preservando um pedaço da Alemanha encravado em Santa Catarina. Os italianos, responsáveis pela maior corrente de imigração para o Estado, também se fazem presentes no Vale Europeu, onde fundaram seu primeiro núcleo de colonização, em 1836, situado no atual município de São João Batista. Outras cidades típicas italianas são Rodeio e Nova Trento, onde fica o Santuário de Santa Paulina. O Vale também tem vocação para o ecoturismo, com destaque para a parte alta, onde fica um dos melhores locais para a prática de rafting no Brasil.

Cidades Alemãs

Blumenau é o centro do enclave germânico em Santa Catarina, famosa por suas malhas, cristais, porcelanas e pela Oktoberfest, maior celebração da cultura alemã fora da Alemanha. Centenas de milhares de visitantes chegam à cidade todos os anos atraídos pela festa movimentada por bandinhas típicas e muita cerveja artesanal. Verdadeiro espírito germânico que transparece desde a esmerada limpeza das ruas até o sabor marcante da culinária, passando pelo colorido dos trajes folclóricos e se espalhando por todos os detalhes. Nos arredores, é possível encontrar vilarejos típicos como Vila Itoupava, nos quais os costumes originais dos imigrantes estão ainda mais conservados – ali se pode adquirir delícias caseiras como cucas, licores, conservas e embutidos.

Em torno de Blumenau, as cidades de Brusque, Indaial, Timbó, Gaspar e Guabiruba também apresentam características alemãs marcantes. Mas a pequena Pomerode é parada obrigatória no roteiro. Colonizada a partir de 1861 por imigrantes vindos da Pomerânia, Norte da Alemanha, é uma genuína vila germânica, com casas enxaimel que podem ser admiradas nas principais ruas do centro. Ainda hoje, os costumes dos seus fundadores se mostram profundamente enraizados, a ponto de a maioria dos habitantes se comunicar em algum dialeto alemão.

Ecoturismo e Turismo de Aventura

No Alto Vale, a geografia de cidades como Ibirama, Apiúna, Doutor Pedrinho, Presidente Getúlio e Rio do Sul, entre outras, além de ser ideal para o ecoturismo e o turismo de aventura, oferece excelentes condições para os esportes de aventura. As corredeiras do Rio Itajaí-Açu e seus afluentes estão entre as melhores do Brasil para a prática de rafting. Os maravilhosos cenários naturais de Rio de Cedros – lagos cercados por florestas e montanhas – merece uma visita.

Rota da Fé

Ficam no Vale Europeu os dois mais importantes santuários católicos de Santa Catarina. O Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, atrás apenas de Aparecida do Norte. O outro local de peregrinação religiosa é o Vale de Azambuja, em Brusque.

Roteiro de compras

A prosperidade é forte característica das cidades do Vale Europeu, que se tornaram centros de compras de vários produtos conhecidos por sua qualidade, como porcelanas, cristais, malhas, calçados e produtos de cama, mesa e banho.

Cidades Turísticas:

Blumenau, Pomerode, Brusque, Botuverá, Indaial, Timbó, Gaspar, Guabiruba, Rio do Sul, Ibirama, Apiúna, Presidente Getúlio, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Nova Trento e São João Batista.

Saiba mais sobre o Vale Europeu no site Santa Catarina Turismo